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A criança fora da Educação Infantil no GT 7 da ANPED: a construção de um campo de pesquisa

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A criança negra e uma criança e negra

ABRAMOWICZ, A. ; OLIVEIRA, F. DE ; RODRIGUES, T. C. . A criança negra e uma criança e negra. Diversité (Montrouge), v. 1, p. 1-8, 2009.


 

A criança negra, uma criança e negra

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A escola e a construção da identidade na diversidade

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A importância das meninas para a história da educação

Este artigo faz parte do livro Para Além do Fracasso Escolar e trata de uma pesquisa realizada com crianças multirepetentes.

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A importância das meninas pobres na História da Educação

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A menina repetente

A Menina Repetente foi um livro publicado pela Editora Papirus em 1994. Este livro é resultado do mestrado defendido em 1992, sob a orientação da Profa Dra Maria Machado Malta Campos sob o nome A menina repetente: o duplo fracasso. Na ocasião a editora vetou colocar no título do livro a frase: duplo fracasso dizendo que ninguém compraria um livro com este título. A Menina repetente teve 4 edições e foi considerado como uma das primeiras pesquisas realizadas sobre fracasso escolar no ensino fundamental sob a perspectiva das meninas.

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A pluralidade de ser judeu

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images.livrariasaraiva.com.br

A reconfiguração da escola: entre a negação e afirmação dos direitos

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Afirmando diferenças, montando o quebra-cabeça da diversidade na escola

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CONSTITUINDO O BEBÊ COMO UM CONCEITO TEÓRICO NO INTERIOR DA SOCIOLOGIA DA INFÂNCIA

Trabalho apresentado na ANPED Gabriela Guarnieri de Campos Tebet – UFSCar Anete Abramowicz – UFSCar Agência Financiadora: CNPq

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Contos de Perrault, imagens de mulheres

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Creches, Educação Infantil e Políticas Públicas Municipais: um olhar sobre a cidade de São Carlos - Brasil

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Creches, Educação Infantil e Políticas Públicas Municipais: um olhar sobre a cidade de São Carlos - Brasil

TEBET, Gabriela G. de C; ABRAMOWICZ, Anete. Creches, Educação Infantil e Políticas Públicas Municipais: um olhar sobre a cidade de São Carlos - Brasil in: Rev. Políticas Educativas, v3, n.2, 2010

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CRUZ, A. C. J.. O debate contemporâneo do antirracismo: implicações teóricas e políticas para a educação. Revista de Educação PUC-Campinas, v. 21, p. 335-349, 2016.

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CRUZ, A. C. J.; ABRAMOWICZ, A. ; RODRIGUES, T. C. . A pesquisa sobre criança e infância no Projeto UNESCO. Revista Eletrônica de Educação (São Carlos), v. 9, p. 321-346, 2015.

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CRUZ, A. C. J.; ABRAMOWICZ, A. ; RODRIGUES, T. C. . The Research on Children and Early Childhood in the UNESCO Project (Translation). Revista Eletrônica de Educação (São Carlos), v. 9, p. 347-372, 2015.

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Diversidade e as Políticas Públicas de Educação. Contrapontos

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Diversidade, memórias e culinárias

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Educação com Prática da Diferença

Uma das primeiras publicações destinadas ao uso do professor em sua prática pedagógica, cuja ênfase são as relações étnico raciais.

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Educação e Raça. Perspectivas políticas, pedagógicas e estéticas

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Educação inclusiva: incluir para quê?

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Educação Infantil e a escola fundamental de 9 anos

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Educação Infantil e Diferença

Livro organizado por Anete Abramowicz e Michel Vandenbroek

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Educação Infantil: creches : atividades para crianças de zero a seis anos

Escrito por Anete Abramowicz e Gisela Wajskop.
Anete Abramowicz: professora do Departamento de Metodologia de Ensino da Universidade Federal de São Carlos, coordenadora pedagógica de Creche e Centro de Juventude no município de São Paulo (1984-1996) e doutora em Educação pela Unicamp-SP.
Giseja Wajskop: doutora em Metodologia e Educação Comparada pela USP-SP.

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Fracasso Escolar na Sociedade de controle e Aprendi o que é ser preto sob o racismo da escola

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Imagens de crianças e infâncias: a criança na iconografia brasileira dos séculos XIX e XX

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Imagens fotográficas em pesquisa com crianças pequenas

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Infância e Trabalho

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Infância, raça e. Educação em Revista

Oliveira, Fabiana de ; ABRAMOWICZ, A. . Infância, raça e. Educação em Revista (UFMG. Impresso), v. 26, p. 1-15, 2010.


 

Infâncias em Educação Infantil

Este artigo, por sua natureza teórica, trabalha com noções tais como infâncias, crianças, multidão e experiência, no intuito de pensar uma educação cujas práticas educativas possibilitem o exercício da infância. O artigo refaz um caminho no qual a infância e a criança são percebidas "em sua dimensão singular", de modo a recuperar, no fim do percurso, o caráter plural que as noções de criança e infância encerram. O referencial teórico parte de Deleuze, Guattari, Agamben, entre outros autores, e busca colocar a infância numa temporalidade múltipla, em detrimento da temporalidade fundada em visões da história e da psicologia, que privilegiam etapas e sucessões cronológicas. Ao afirmarmos a infância como atravessada pela experiência, pela inventividade e pelo desarazoamento, propomos pensar uma educação na direção da multidão.

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Infâncias em Educação Infantil. Pro-Posições

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O Plural da Infância

Livro organizado pela Anete Abramowicz e Andrea Moruzzi sobre temas da sociologia da infância. Este livro foi realizado para o curso de EAD da pedagogia da UFSCar.

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O debate contemporâneo sobre a diversidade e a diferença nas políticas e pesquisas em educação

O artigo proposto tem por objetivo analisar a maneira pela qual os conceitos de diferença e diversidade têm sido utilizados no debate contemporâneo brasileiro em educação e nas políticas públicas da área. Procuramos identificar as condições teóricas, as práticas e as políticas que possibilitaram a ascensão do conceito de diversidade. Acionado como slogan do primeiro mandato do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, sobretudo no que diz respeito à educação, o tema da diversidade passou por diferentes processos de apropriação nas políticas públicas. Para avaliar tais políticas, utilizamos como fontes primárias de pesquisa documentos oficiais como: o Balanço de Governo 2003-2010; o Plano Plurianual 2004-2007; as leis orçamentárias do período 2003-2006; e os relatórios de gestão do governo federal. Mostramos também, de maneira sintética, como vem sendo realizado, na educação, o debate sobre a diferença e a diversidade, com o objetivo de compreender as distinções entre as propostas pedagógicas denominadas multiculturalismo, interculturalismo e pluralismo cultural. Para tanto, realizamos um levantamento de artigos publicados em periódicos entre os anos 1990 e 2007. O levantamento indicou que essas ações estavam concentradas nos Ministérios da Cultura, da Saúde e, principalmente, da Educação, o que reafirma a centralidade da educação como processo e da escola como instituição social no enquadramento e/ou na mediação dos dilemas expostos à sociedade brasileira neste início de século. Em suma, fizemos um esforço de análise das várias vertentes teóricas e práticas que debatem e disputam os conceitos de diversidade e diferença na área da educação.

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O que as práticas educativas na creche podem nos revelar sobre a questão racial?

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Para além do fracasso escolar

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Pesquisa e Inserção Social: a exterioridade na contemporaneidade

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Práticas Pedagógicas na educação infantil: a apequenização das crianças

SILVEIRA, Debora de Barros ; ABRAMOWICZ, A. . Práticas Pedagógicas na educação infantil: a apequenização das crianças. Educação e fronteiras (UFGD), v. 2, p. 73-93, 2008.

 


 

Preconceitos na escola ou Que estamos ajudando a fazer de nós mesmos?

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Pressupostos teórico-metodológicos da genealogia: composições para um debate na educação

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Programa de Pós-Graduação em Educação

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Relato: um dia com as professoras da pré-escola de Itupeva

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Tal Infância. Qual Criança?

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Trabalhando a diferença na educação infantil

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