Sobre o evento

Os seminários realizados pelo grupo objetivam promover debate com pesquisadores nacionais e internacionais a respeito de questões e pesquisas ligadas às diferenças, além de se constituírem como momentos pontuais de formação para os profissionais da área. Trata-se de uma atividade aberta à participação da população em geral e um momento ímpar de diálogo entre os diversos grupos de pesquisas e as pesquisadoras e os pesquisadores convidados.

O 5º Seminário: Diferenças e Resistências está sendo organizado pelo Grupo de Pesquisa “Estudos sobre a criança, a infância e a educação infantil: políticas e práticas da diferença” em parceria com o Programa de Pós-Graduação em Educação da UFSCar, o Programa de Pós-Graduação em Sociologia da UFSCar e o Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros da UFSCar - o NEAB, e tem como objetivo promover um diálogo com pesquisadoras e pesquisadores sobre temas ligados às diferenças e resistências no contemporâneo.

No primeiro Seminário, realizado em 2012, recebemos o professor Michel Vandenbroeck (Universidade de Ghent, Bélgica), debatendo o tema "Diversidade e Infância".

No segundo Seminário, realizado em 2013, recebemos o professor Manuel J. Sarmento (Instituto de Estudos da Criança - Universidade do Minho, Portugal), para discutir o tema "Sociologia da Infância".

No terceiro Seminário, realizado em 2014, recebemos o professor Pap Ndiaye (Université Sciences Po. Paris) e a professora Véronique Francis (Universidade de Orleans), debatendo o tema "Infância e Relações Étnico-Raciais".

No quarto Seminário, realizado em 2015, recebemos a professora Profa. Dra. Liselott Mariett Olsson (Universidade de Estocolomo, Suécia), Prof. Dr. Stuart Campbell Aitken (Professor do departamento de Geografia da San Diego State University) e Prof. Dr. Walter Omar Kohan (Professor titular da Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ), debatendo o tema "Educação Infantil e Pós-Estruturalismo"


 

Convidadas e Convidados

Fabiano Ramos Torres - Doutor em educação pela USP.

Nilma Lino Gomes -Professora na Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG, foi Ministra da Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial -SEPPIR - (2015) e do Ministério das Mulheres, da Igualdade Racial, da Juventude e dos Direitos Humanos (2015-2016)

Sérgio Luiz Baptista da Silva - Professor Departamento de Didática da Faculdade de Educação e do Programa de Pós-graduação em Políticas Públicas em direitos Humanos da UFRJ.

Silvio Munari - Doutor em educação pela UFSCar.

Peter Pál Pelbart - professor no Departamento de Filosofia e no Núcleo de Estudos da Subjetividade do Pós-Graduação em Psicologia Clínica da PUC-SP.

 


 

Programação

Dia 19 de Junho

9h - Mesa e Conferência de Abertura: “Pedagogias e diferenças: para cada vida, uma pedagogia”

Silvio Munari - Doutor em educação pela UFSCar

Fabiano Ramos Torres - Doutor em educação pela USP

14h - Apresentação do documentário "25 de Julho- Feminismo Negro Contado em Primeira Pessoa"

Debate com Avelino Regicida, documentarista e diretor do filme.

19h - Mesa: Sexualidades e raça: discursos de/sobre LGBTT Negros e Negras

Sérgio Luiz Baptista da Silva - Professor Departamento de Didática da Faculdade de Educação e do Programa de Pós-graduação em Políticas Públicas em direitos Humanos da UFRJ.

Dia 20 de Junho

17h - Lançamento de livros

19h - Mesa de encerramento "Diferenças e Resistências"

Nilma Lino Gomes -Professora na Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG, foi Ministra da Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial -SEPPIR - (2015) e do Ministério das Mulheres, da Igualdade Racial, da Juventude e dos Direitos Humanos (2015-2016)

Peter Pál Pelbart - Professor no Departamento de Filosofia e no Núcleo de Estudos da Subjetividade do Pós-Graduação em Psicologia Clínica da PUC-SP


 

Data e Local do evento

O evento será realizado nos dias 19 e 20 de junho de 2017, no Teatro Florestan Fernandes, na UFSCar, em São Carlos.


 

Inscrições

Encerradas.


 

Organização

Grupo de Estudos sobre Criança, Infância e a Educação Infantil: práticas e políticas da diferença.

Profa. Dra. Ana Cristina Juvenal da Cruz

Profa. Dra. Andrea Braga Moruzzi

Profa. Dra. Anete Abramowicz

Profa. Dra. Carolina Rodrigues de Souza

Profa. Dra. Cristina Teodoro Trinidad

Profa. Dra. Débora de Barros Silveira

Profa. Dra. Fabiana de Oliveira

Profa. Dra. Gabriela Guarnieri de Campos Tebet

Profa. Dra. Ione da Silva Jovino

Dra. Lajara Janaina Lopes Corrêa

Prof. Dr. Lucélio Ferreira Simião

Profa. Dra. Maria Walburga dos Santos

Dr. Silvio Ricardo Munari Machado

Profa. Dra. Tatiane Cosentino Rodrigues

Me. Afonso Canella Henriques

Me. Gustavo de Almeida Barros

Me. Emerson Benedito Ferreira

Paulo Ribeiro dos Santos Sobrinho